Em artigo que explora o efeito dos direitos de propriedade intelectual (PI) de software sobre o desempenho de empresas de software na Coréia do Sul, os pesquisadores Dukrok Suh e Junseok Hwang utilizaram as estatísticas de registros de programa de computador e pedidos de patentes, juntamente com as demonstrações financeiras das empresas.
De acordo com nossos resultados empíricos, a P&D de software tem forte efeito positivo na produção de registros e de patentes de software. As grandes empresas exploram PI de software melhor do que pequenas empresas.
Eles descobriram também que há tendências bem diferentes na seleção da ferramenta de proteção; as empresas do setor de software preferem o registro de programa de computador, enquanto as empresas do setor industrial preferem patentes. Além disso, o registro de programa de computador tem um efeito positivo na receita total das empresas, mas o patenteamento de software não mostra um efeito positivo nas receitas das empresas.
Em contraste com o consenso predominante que indica uma alta preferência por patentes, nesta análise fica óbvio que o registro de programa de computador é mais benéfico para empresas de software.
Veja o artigo completo em https://doi.org/10.1016/j.technovation.2009.08.005
contato@leilaviolinpi.com.br
(48) 99606-8086
Todos os diretos reservados a Leila Violin PI ®2023 | Desenvolvido por Patropi Comunica