Infelizmente, as tentativas de fraudes ou de aplicação de “golpes” se tornaram uma prática comum em todo o mundo, prejudicando consumidores e usuários dos serviços públicos. Com os serviços disponibilizados pelo INPI não é diferente!
Falsos agentes praticam cobranças indevidas e abordam possíveis clientes de forma intimidadora.
Mas como identificar esses golpes?
Uma das abordagens usa contato telefônico ou via whatsapp, informando que existe outra empresa pretendendo registrar a sua marca.
Alguns falsamente ameaçam a “interrupção do processo” de registro. Sempre criando essa urgência para alarmar as pessoas.
Alguns desses golpistas enviam correspondências físicas ou por e-mail com identidade visual ou domínio que se confunde com entidades oficiais, adotando nomes do tipo “Agência”, “Agência Brasileira” ou “inpimarcasepatentes.com.br”. O site do INPI é .GOV.BR!
Algumas empresas encaminham a usuários do INPI, sem que tenham solicitado qualquer serviço, boletos, geralmente simulando se tratar de taxa obrigatória oficial do INPI.
Se você fez o seu processo com um procurador específico, somente esse pode te enviar as guias das taxas do INPI. Se você depositou seu processo sozinho, nenhuma outra empresa pode gerar boletos no seu nome!
Sempre desconfie de qualquer contato que cria essa sensação de urgência, não paga nada antes de confirmar com o seu procurador se o boleto é real ou é golpe.
E fique atento porque tem até golpista internacional!
contato@leilaviolinpi.com.br
(48) 99606-8086
Todos os diretos reservados a Leila Violin PI ®2023 | Desenvolvido por Patropi Comunica